sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Copenhague pega fogo!

Antes quando se falava em Copenhague os mais endinheirados pensavam logo em chocolate, pois se trata de uma marca muito refinada. Hoje, o mundo todo fala em Copenhague tendo em vista o preocupante aquecimento global. Toda a elite do sistema capitalista reuniu-se para tratar dessa questão e formular um programa que viesse resolver esse problema.
Acontece, porém, que não há solução nas fronteiras do sistema capitalista. O lucro é o guia. É ele que conduz, em última instância, os interesses dos diversos grupos das classes hora dominantes. Daí o impasse.
A burguesia tem pavor em ouvir falar em lucro cessante e isso provoca uma impossibilidade de um acordo que realmente venha resolver o problema do aquecimento global. Os debates se acaloram e Copenhague pega fogo por dentro e por fora. Por dentro, os bate-bocas e embates entre diversas correntes da burguesia e fora dos recintos onde acontecem as reuniões, manifestantes, desesperadamente, pressionam a burguesia para que ela venha sanar uma situação que se agrava a cada hora.
O que acontece em Copenhague é de interesse de toda a humanidade. Mas quem tem a hegemonia política, quem governa o mundo é a burguesia e ela não poderá, nem hoje, nem amanhã, resolver a questão do meio ambiente. Algumas medidas são tomadas. Coisa pouca. Como coisa pouca, são as iniciativas dos ambientalistas que se comportam como simples guardas florestais e não entendem que apenas o povo insurreto poderá realmente tomar as rédeas do mundo em suas mãos e assim resolver o problema. Isso é, caso haja tempo histórico de pôr fim ao capitalismo, caso contrário ele destruirá o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário