segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Gilvan Rocha comenta o filme " Lula filho do Brasil"

Tem que teimar !

Fomos assistir ao filme “Lula filho do Brasil”. Trata-se de um filme de boa qualidade técnica e de excelente desempenho artístico, cuja produção foi caríssima e financiada pelo grande capital, pelas grandes empresas que têm negócios com o governo. É digno de se assistir porque remonta a fatos históricos que merecem ser lembrados. Entretanto, do ponto de vista político, impôs-se o discurso da burguesia, ou seja, o discurso assimilado pelo povo de que basta teimar, ser perseverante e tudo estará ao alcance de nossas mãos. Esse discurso, como os inúmeros discursos da burguesia, não passa de uma deslavada mentira, pois no sistema capitalista, o bem - estar e o sucesso estão reservados para poucos, pouquíssimos mesmo. Por essa razão, a mensagem do filme “Lula filho do Brasil” deve ser refutada com toda veemência pelos que cultivam a verdade.

Um comentário:

  1. Olá, Gilvan! Eu também fui assisir ao filme e detestei.

    Na minha opnião, pouquíssimo foi mostrado do contexto em que viveu Lula na sua formação política. Pouco se falou sobre o contexto ditatorial, não se falou, por exemplo, da formação do PT e das Diretas Já. Se fosse pra assitir um filme com uma narrativa sertaneja, de persistência, de sonhos e melodramático, preferira (re)assistir "Dois filhos de Francisco", que na minha opnião foi muito melhor produzido.

    Para mim, é um filme fraco, pobre de enredo, que não mostra praticamente nada da vida política do Lula pós discurso na Vila Euclides.

    Além da tentativa de impôr o discurso burguês, como você bem falou, o lançamento desse filme no ano de final de mandato presidencial, ano eleitoral e financiado pelos parceiros do governo é, no mínimo, tendencioso.

    Mas enfim, esperar o quê, né? Nada mais que isso poderia ser mostrado, pois seria vergonho para "O Cara".

    Quando saí da sala de cinema fiquei pensando: "O nome desse filme tá errado. Deveria ser 'Dona Lindu, a mãe do sindicalista Lula'.

    Grande abraço.

    Lane Lima

    ResponderExcluir