terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Stalin nada inventou!

Temos afirmado que se torna impossível entender a situação política do mundo de hoje sem que se conheça, meticulosamente, a história da Revolução Russa e mais ainda a história da Terceira Internacional Comunista, fundada em 1919. Mas não basta tomar conhecimento unilateral dessas histórias. Precisamos ir a fundo. Quando assim procedemos, descobrimos que o fenômeno do stalinismo já tem os seus pressupostos bem antes de Stalin emergir como coveiro-mor da revolução socialista.
Já em 1921, por ocasião do X Congresso do Partido Comunista Russo, foi instituído o monolitismo com a consequente supressão do direito de tendências. Partido único, ausência de facção, estado policial, campos de concentração e a calunia como instrumento de embate político, já existiam nessa época.
É verdade que as medidas coercitivas, inclusive a censura a imprensa, eram de caráter provisórios e deveriam existir enquanto a revolução socialista mundial se reanimasse e trouxesse a vitória sobre o capitalismo na Europa Ocidental. Mas como a Revolução foi derrotada em escala mundial e houve o isolamento da URSS, Stalin tratou de tornar permanente o que se pretendia transitório. Nada ele inventou, como já dissemos, tudo já existia e ele fez apenas consolidar e tornar permanente o que se pretendia passageiro.
O georgiano Stalin consolidou o estado policial cometendo indizíveis crimes sendo, o mais grave deles, a transformação do socialismo científico em um arrazoado de dogmas e impondo uma visão unilateral dos fatos.
Todos nós que militamos na esquerda tradicional trazemos as marcas indeléveis do stalinismo. Temos da história uma visão distorcida, falsa e estreita. Criou-se o carimbo do “marxismo-leninismo” fazendo crer que a ciência socialista teria sido uma linha reta e, dessa forma, excluindo-se figuras exponenciais na construção do pensar e do fazer socialistas.
Uma análise acurada desses episódios históricos irá nos levar a 1912/13 como início dos descaminhos que redundaram no surgimento dessa excrescência histórica chamada stalinismo.

Um comentário:

  1. "Uma análise acurada desses episódios históricos irá nos levar a 1912/13 como início dos descaminhos que redundaram no surgimento dessa excrescência histórica chamada stalinismo". Eu gostaria de saber quais foram esses descaminhos que levaram ao stalinismo.

    ResponderExcluir