terça-feira, 27 de abril de 2010

Frente e Verso

Aproximam-se as eleições. Para Presidente tentam nos impingir uma polarização tipo José Serra e Dilma Rousseff. Trata-se de frente e verso de uma mesma moeda. Dilma e Serra não extrapolaram os limites de uma política de administração do capitalismo. Nem sequer existe divergência que possa ser levada em consideração. É direita contra direita, na acepção rigorosa da política. Os segmentos mais conscientes devem repudiar essa tentativa de nos impor uma escolha que nada mais é do que permanecer no âmbito da ordem vigente.
Algumas pessoas em repudio a essa grotesca e esperta artimanha tem optado pela candidatura de Marina da Silva. È claro que, no que concerne a questão ambiental, há diferenças consideráveis entre as duas candidaturas citadas e a candidatura postulada pelo Partido Verde. Mas é bom deixar bem claro que o preservacionismo que Marina propugna dar-se-ia, tão somente, no âmbito do capitalismo. Ela seria então uma candidata representando uma proposta, cujo eixo é o impraticável desenvolvimento sustentável, que se adequaria perfeitamente a ordem econômica e social vigente.
Dentre as candidaturas postas, eis que surge a candidatura de Plínio de Arruda Sampaio. Trata-se de uma candidatura que tem um perfil qualitativamente diferente. Plínio de Arruda, tem uma posição explicitamente anticapitalista, ou seja, ele defende a tese de que as mazelas sociais, inclusive as agressões ao meio ambiente não poderão ser resolvidas no âmbito dessa mesma ordem assegurada pelos outros candidatos citados.
Plínio, como nós, compreende que o governo Lula pratica uma política populista, cujo resultado final é administrar, com certa habilidade, a pobreza e a miséria e assim, evitar tensões sociais para melhor garantir os vultosos lucros à grande burguesia. É claro, que não é isso o que devemos querer. Nosso propósito caminha no sentido da plena emancipação dos despossuídos do jugo capitalista e pela construção de uma sociedade, que administrada sob o signo dos interesses da humanidade haverá de nos assegurar justiça e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário