sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Qual o lado deles?

Os motoristas e cobradores de Fortaleza ganham menos do que ganham os mesmos profissionais na cidade de Teresina. Dado os seus baixos salários, os trabalhadores rodoviários, daqui, lutam por reposição salarial. Já levaram a cabo alguns movimentos paredistas, entretanto, os empresários continuam irredutíveis. No seu movimento de reivindicação os trabalhadores sentiram o peso dos cassetetes e dos sprays de pimenta da Guarda Municipal comandada pela prefeita Luizianne Lins. Enquanto isso, a Justiça estipula multas astronômicas para o sindicato dos trabalhadores numa tentativa fazê-los recuar em suas reivindicações.
Alguém já viu a Guarda Municipal aplicar golpes de cassetetes e sprays de pimenta nos olhos das classes empresariais? Já se viu a Justiça estipular multas aos sindicatos patronais para puní-los em sua irredutibilidade? Claro que não. Eles, Prefeitura e Justiça, são o Estado, e ele não está a serviço do bem estar social, mas do sistema capitalista, cujo principio é a preservação da propriedade privada e do sacrossanto direito da burguesia aos seus vultosos lucros.
Para ter a tarifa vigente o Estado concedeu favores fiscais aos empresários, não afetando, assim, seus lucros. No capitalismo é assim. Não é o emprego e nem o salário, que devem se constituir como princípios sagrados, mas a propriedade e o lucro de uma minoria.
Há uma luta permanente entre o capital explorador e o trabalho explorado. Ao lado do trabalhador existe a sua própria capacidade de organização e de luta. Ao lado dos capitalistas está todo o aparato repressivo e persuasivo; está o Estado. Cabe-nos dizer de que lado devemos estar. Os que aceitam o sistema vigente prestam-se a servir aos interesses da burguesia, mesmo que alguns se rotulem “socialistas” ou “comunistas”. Ora, ser Estado, em nossa conjuntura, é ser defensor do capitalismo, portanto, defendemos que os verdadeiros socialistas não devem pleitear o papel de agente executivo do Estado, seja ele prefeito, governador, presidente, ministros ou secretários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário