terça-feira, 14 de setembro de 2010

O que se disputa?

Temos dito, mas nunca é demais repetir, que reina a mais completa desinformação a respeito do assunto. Malandramente, a burguesia faz prevalecer o discurso de que nos processos eleitorais está em disputa o poder. A esse discurso caviloso e, sobretudo, mentiroso, fazem eco os chamados cientistas políticos e uma gama infinda de jornalistas, que se traduz na fraudulenta idéia de que nas democracias capitalistas existe alternância no poder. Descaradamente falso é esse discurso e ele é repetido pela imensa maioria como se fosse uma verdade, ou mesmo, um princípio.
Não. Nos processos eleitorais nas democracias capitalistas o que entra em disputa não é o poder, e sim, governos. O poder, como temos dito, tem caráter permanente e não se altera através dos processos eleitorais. O poder é o Estado, e ele está a serviço de uma única causa, defender o sistema econômico. Enquanto isso, diferentes governos representam propostas distintas de políticas econômicas. Que fique claro: a economia que preside as nossas vidas é capitalista, e ela, sequer, entra em discussão nos processos eleitorais. Quanto às políticas econômicas, são diversas e defendem interesses desses ou daqueles seguimentos dentro do próprio sistema. Para deixar mais claro, lembremos de duas destacadas políticas econômicas: a famigerada política neoliberal e a “benfazeja” política social-democrática.
Há um bem sucedido empenho para que toda discussão fique restrita ao debate sobre políticas econômicas. Dramático é o fato de que, a esquerda direitosa, aqui no Brasil, representada pelo PT, PSB e PCdoB, ao invés de denunciar essa manobra política faz coro ao discurso burguês propalando a fraude da alternância no poder.
Por malandragem ou falta de informação, a grande verdade é que os processos eleitorais têm se prestado a que se trate dos efeitos e não das causas reais de nossas mazelas sociais. Cabe-nos, até a exaustão, denunciar esse embuste, caso contrário, continuaremos à mercê do “império da mentira”, base de sustentação do capitalismo.

Um comentário:

  1. Eleição não passa de um jogo de cena, não existe de fato uma democracia; existe sim:uma eleição de cartas marcadas, onde os banqueiros e especuladores internacionais e nacionais já escolhem para o povo quem vai ser o próximo que irá garantir os seus lucros. Ao povo só resta desemprego, violência e derrespeito ao seus direitos mais básicos, e se for reclamar... bem, a polícia está ai para comprir a ordem que é: baixar a porrada no trabalhador.

    ResponderExcluir