sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Eleger um poste?

Há muito tempo, o PT entrou num processo de en-direitamento. Não existe na História, um só caso, em que um partido de inspiração socialista que tenha sido inoculado pelos germes da ideologia e da política burguesa e, assim, capitulado, tenha depois se regenerado. Os exemplos são fartos e gritantes e não haveria de ser o PT, no Brasil, uma exceção.
Mesmo assim, alguns agrupamentos organizados no seio desse partido, procuravam resistir ao en-deireitamento, colocando-se numa posição à esquerda. Dentre esses agrupamentos, ressalte-se a chamada Democracia Socialista – DS, da qual fazia e faz parte a companheira Luizianne Lins. Por essa razão, é que em 2004, quando ela se colocou como candidata a prefeita de Fortaleza, confrontando a ala direitista do PT, nós recebemos como boa notícia a vitória do seu pleito na convenção.
A direita do PT não acatou a decisão da maioria e estabeleceu uma “aliança branca” em torno da candidatura a prefeito de Inácio Arruda. Quanto a nós, envidamos esforços para que Luizianne Lins, pelo que ela representava, lograsse a vitória. Vitoriosa, ela e a sua facção, a DS, revelaram o seu perfil pragmático e mandaram às favas o seu passado de militante à esquerda, para se tornarem gestores da desigualdade capitalista e, para tanto, cooptaram uma legião de ex-militantes socialistas, que se converteram em agentes do Estado, posição essa que casa com o direitismo a que chegou o PT, quando assumiu o discurso de que seria um gerente confiável do sistema capitalista.
Mentora de uma gestão cuja eficácia é bastante criticada, Luizianne Lins tem praticado uma política que busca explorar o atraso e as ilusões populares, promovendo grandes Festas-show e se preparando para transformar Fortaleza num canteiro de obras, como fez o seu antecessor, Juraci Magalhães. Apostando nesse tipo de política, Luizianne Lins, numa atitude desrespeitosa, veio a público e disse: “em 2012 haverei de eleger o meu sucessor, mesmo que seja um poste sem luz”. Resta-nos reagir diante de tamanho despropósito.

Um comentário:

  1. to morrendo de saudades
    o senhor como sempre muito inteligente,crítico e verdadeiro.
    bjãoo
    brena

    ResponderExcluir