terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Vale a pena comentar

Vale a pena comentar

Neste blog foi feito um comentário por FCF. As suas colocações trazem muitas revelações. A primeira delas é que FCF compõe uma das seitas trotskistas existentes. Fiel às máximas: “somos o povo eleito de Deus e só em nós está a salvação” ou “quem não está comigo está contra mim”, ele propõe a excludência.
O PSTU deve ir para o lixo por ser centrista e eleitoreiro. O PCO, deve ter destino semelhante, pois é “exististas revisionistas” (Sic). O PCB representa o stalinismo decrépito e deve ser varrido. Do Plínio Sampaio, ele afirma se tratar de “um reformista abstrato” e não deu para entender.
Lula recebe o carimbo de caudilho e reformismo. Ora, ele não é um reformista no sentido bernistaniano, ou seja, gradualista. Não. Lula que inicialmente tinha a sensibilidade e a intuição de classe, deu as costas aos interesses históricos dos trabalhadores. Tornou-se um quadro a serviço do capitalismo.
Entre as incorreções conceituais de FCF, destaca-se a de que um partido institucional é, necessariamente, um partido da ordem. Na conjuntura atual, partido ou partidos, podem ter uma posição anticapitalista, e disputar as eleições, dentro do espírito tático aclamado por Lênin em seu livro “Esquerdismo, doença infantil do comunismo”.
Por último FCF atropela o conceito do papel do individuo na história, quando faz alusão à oligarquia Sarney, isentando-a de maior responsabilidade pela miséria do povo maranhense, atribuindo-a somente ao sistema sem considerar as diferentes gradações.
Outra desastrosa postura, é não saber fazer diferenças, coisa elementar no processo de aprendizado. Distinguir o duro do mole; o quente do frio; o longe do perto, é condição primária. Discriminar, estabelecer diferenças, é imposição mínima para saber explorar as contradições do próprio sistema capitalista. Não enxergar a diferença entre o ideológico e o fisiológico, corresponde a não enxergar diferenças políticas entre o Estado burguês de exceção (ditadura) e o Estado democrático burguês e isso é um testemunho da cegueira política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário