terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Duplo interesse

A classe trabalhadora do mundo inteiro, é portadora de um duplo interesse. O primeiro é manifestado no seu próprio dia-a-dia. A conquista do emprego, a sua preservação, melhores salários, melhores condições de trabalho e de vida são do seu interesse imediato. A esse interesse, presente no seu dia-a-dia, costumamos chamar de reformista, por que ele não busca a transformação das suas vidas, mas somente, algumas melhorias. O segundo interesse, mais difícil de ser visto, é o interesse que os trabalhadores conscientes têm de se libertar das cadeias do capitalismo e, dessa maneira, proceder a transformação social. Enquanto o seu primeiro objetivo tem um caráter limitado, o segundo tem uma dimensão bem maior. No primeiro, busca-se mudar a forma e no segundo, a qualidade; essa mudança de qualidade, chama-se revolução, e só ela levará os trabalhadores a libertarem-se das garras do capitalismo.

Na luta reformista do dia-a-dia, os trabalhadores são levados a exercer alguns tipos de pressão, principalmente quando eles contam com sindicatos mais ativos. No segundo caso, porém, as coisas não se dão de forma tão fácil, tão clara, pois exigem certo nível de informação por parte das classes trabalhadoras, desfazendo as ilusões e levando-as a ver que nos limites do sistema capitalista somente ganha a burguesia.

Não poderá, o capitalismo, oferecer o que todos deveriam ter direito, ou seja, a igualdade a justiça e a paz. Entretanto, para que as classes trabalhadoras evoluam de uma posição simplesmente reformista para uma posição revolucionária, socialista, é necessário que os partidos, ditos anticapitalistas, convençam-se de que sua tarefa fundamental é promover, de forma sistemática e obstinada, o trabalho de educação política na perspectiva do socialismo. Esse sim é o interesse maior da classe trabalhadora, faltando-lhe, no entanto, a consciência política necessária. Somente a partir dessa consciência é que se pode pensar em quebrar as amarras desse sistema que vive do suor e do sangue dos que trabalham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário