sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O que salvou Lênin

O grande revolucionário Vladimir Lênin teria dois destinos na história. Ou ele seria, caluniosamente, apontado como agente do imperialismo alemão e traidor da pátria ou seria aclamado como herói. Tudo dependeria do desfecho do processo político em curso na Rússia. É fato que o Lênin fez um acordo com o imperialismo alemão que lhe permitiu viajar no trem blindado, até a Finlândia, por onde entraria na Rússia conflagrada.
Esse acordo, é claro, tinha interesses das partes. Entretanto, eles não eram convergentes e sim divergentes. Lênin objetivava retornar a Rússia e tentar alavancar o processo revolucionário, rumo à vitória do socialismo. O imperialismo alemão pretendia que os bolcheviques de Lênin agitassem sua política contra a guerra e enfraquecessem o governo russo, com quem a Alemanha estava em guerra.
É fartamente dito que os alemães não só contribuíram com o retorno de Lênin como forneceram recursos materiais, “o ouro alemão”, com o objetivo de proporcionar mínimas condições materiais para o desempenho político dos bolcheviques.
Os adversários de Lênin trataram de envidar uma campanha no sentido de mostrá-lo como traidor venal da pátria. Foi o triunfo da Revolução Bolchevique que salvou Lênin dessa tão sórdida pecha. Mas essa vitória não pode salvá-lo de ser beatificado e canonizado quando, a derrota do socialismo em escala mundial e, por conseguinte, a vitória da contra revolução, gerou uma hedionda monstruosidade, o stalinismo. A contra revolução instalada no seio da própria URSS, capitaneada pela sinistra figura de Stalin, sentiu a necessidade de transformar Lênin em ícone da perfeição e transformar suas obras em “livros sagrados”. Esse processo de construir a cultura da infalibilidade, seja do Lênin e mais ainda do Partido, expressada na afirmação de que “o Partido nunca erra”, tornou-se um pressuposto para a consolidação da contra revolução stalinista que se estendeu mundo a fora, através da Terceira Internacional desfigurada. Vê-se, pois, que ambos os destinos de Lênin eram cruéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário