sexta-feira, 29 de julho de 2011

OS PREFEITURÁVEIS

Os diretórios estadual e o municipal do PT de fortaleza, reuniram-se para escolher seus possíveis candidatos a sucessão de Luizianne Lins. Foram listados os nomes de 13 petistas. É inegável que alguns deles mereçam ocupar o cargo em causa. De nossa parte fazemos profundas restrições a essa caminhada. Em primeiro lugar repudiamos uma aliança PT-PSB-PMDB, pois de caráter eminentemente direitista. Em segundo lugar, e o mais importante, é que o governo municipal encarna o estado burguês e não seria tarefa de socialistas, assumir a gestão do estado cuja classe social, a burguesia, coloca-se frontalmente contra as aspirações mais profunda das massas trabalhadoras.

A tarefa de gerenciar o estado burguês, seja em nível municipal, estadual ou federal, é reservada aqueles que pretendem defender e gerenciar os interesses do capitalismo. A tarefa dos socialistas é justamente o contrário, ou seja, é de denunciar o sistema socioeconômico vigente e tentar, no processo de acumulação de força, conseguir desconstruir o poder burguês e sob seus escombros construir o poder dos trabalhadores.

É engano imaginar que acumulamos forças quando conquistamos postos no executivo do Estado. Pelo contrário, quando alguns partidos ditos socialistas e até comunistas recebem esses postos têm por objetivo executar os interesses da classe dominante. Isso temos visto em nível federam, estadual e municipal. Em Fortaleza, os que governam a cidade o fazem obedecendo os interesses dos empresários. Vimos o caso da greve dos motoristas quando não faltaram pimenta e cassetetes para reprimir os trabalhadores do transporte público, enquanto não faltou dinheiro dos empresários para custear a rica campanha de reeleição de Luizianne Lins. Bem recente, vivenciamos a greve dos professores do município quando os grevistas também foram alvo dos defensores da “sagrada ordem” capitalista, sob a direção dessa esquerda direitosa para quem não falta dinheiro em suas campanhas milionárias provindas de empresários, especialmente dos empreiteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário