sexta-feira, 16 de setembro de 2011

LADRÕES RICOS

É muito fácil observar que no capitalismo está presente a desigualdade social. Nele encontramos classes e camadas sociais distintas. Costumamos dizer que a sociedade capitalista é dividida entre ricos e pobres. Aos ricos cabem todos os privilégios, a começar por suas moradias, suas mesas fartas e nutritivas, suas boas escolas, seus bons serviços de saúde, para não falar de outros mimos que o sistema lhes reserva. Enquanto isso, aos trabalhadores, é reservado, para alguns, o menos ruim. Moradia menos ruim, refeição menos ruim, escola menos ruim, saúde menos ruim e, às vezes, governos menos ruins.

Até na delinquência, assistimos a uma profunda discriminação na forma como são tratados ladrões ricos e ladrões pobres. Os ladrões pobres são submetidos a severos processos de castigos e dolorosas humilhações, através dos inúmeros programas policiais de rádio e televisão, quando são exibidos e insultados publicamente.

Os animadores desses programas policiais, exibem uma valentia que não passa de bravatas e, através de suas exibições terminam por cair na aprovação popular cujo resultado é a eleição de muitos deles para os cargos eletivos. Esses senhores, tão valentes diante das câmeras de televisão ou de seus programas de rádio, não ousam levar a público as figuras dos inúmeros ladrões ricos e bem sucedidos. Aos ladrões ricos não é permitido o uso de algemas e a exibição de suas fotos em jornais e televisões.

Quando a Polícia Federal aplicou algemas e exibiu fotografias de uma dúzia de ladrões ricos, houve duros protestos do sistema, a partir da Sra. presidente Dilma Rousseff. Esses protestos foram feitos por figuras proeminentes do chamado poder judiciário e do legislativo.

É como diz o adágio popular “o pau só quebra nas costas dos mais fracos” e os ricos têm costas largas e dinheiro bastante para pagar advogados competentes, que os mantêm permanentemente longe das grades, onde o curto braço da justiça não pode alcançá-los. Exemplo gritante disso foi a absolvição da deputada federal Jaqueline Roriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário