sexta-feira, 25 de novembro de 2011

QUEM ERAM OS INSETOS?




            Conta-se, com frequência, que Vladimir Lênin houvera dito, após a vitória da Guerra Civil em 1921, que a URSS estava preparada para banir os insetos da “pátria mãe do socialismo”. Não importava se esses insetos fossem de esquerda ou de direita. O que importava era se fossem opositores do bolchevismo. Assim, deveriam ser banidos como reles insetos. E foi desse modo que, com a criação da polícia política, a construção dos campos de trabalho forçado e as execuções sumárias, milhões de “insetos” foram varridos da “terra mãe do socialismo”. De uma forma ou de outra dali foram banidos Julio Martov, George Plekhánov, Pavel Axerold, Vera Zaluchit, o Sr. Leon Trotsky que carregou consigo um bom punhado de “insetos” dentre seus companheiros e familiares.
            Por pouco, a brilhante figura do revolucionário Vitor Serge escapou da execução e ganhou a liberdade refugiando-se na França. Um dos grandes construtores dessa Republica asséptica foi o Sr. Trotsky. Esse sim, um “inseto” de peso pesado, que deveria bater asas deixando para trás uma obra que se tornou o grande sepulcro da revolução socialista.
            De forma vesga, sem a grandeza, o tirocínio, o brilhantismo de Lênin, o nordestino brasileiro Lula da Silva chegou ao governo. Outrora, tinha exercido o papel moralista da ultra-direitista UDN, prometendo, como Jânio prometera, varrer a corrupção do Brasil e, como prometera Fernando Collor, encher o Estádio do Maracanã de larápios, trambiqueiros e ladrões, mas, como os outros dois, logo o discurso hipócrita foi para as calendas gregas e o que vimos foi brotar da semente da corrupção uma frondosa árvore filha legítima ou bastarda da coligação PT-PMDB.
            O grande fruto moralista foi, sem duvida, o Mensalão. Mas seria mesmo possível varrer da face da terra os mosquitos da corrupção enquanto perdure o sistema capitalista? É evidente que não! Pois o capitalismo se nutre dos expedientes mais escusos, que vão do roubo do leite das criancinhas a outros atos da mesma envergadura, como se tem visto na coligação PT-PMDB. 

Um comentário:

  1. i.g.cavalcante50@hotmail.com26 de novembro de 2011 às 20:31

    Camarada e amigo Gilvan Rocha,
    No dia 22 de novembro próximo passado, recebeste o merecido Título de Cidadão de Fortaleza, conferido pela Câmara Municipal de Fortaleza. Propositura da brilhante Vereadora Toinha Rocha, endossada pelo não menos brilhante Vereador João Alfredo, ambos do PSOL/CE.
    Companheiro Gilvan, foi muito triste, não puder comparecer a tão significativo conclave. Aproveito o ensejo, para agradecer o honroso convite a mim formulado, e pedir às devidas desculpas que o caso requer.
    Quero aproveitar também o ensejo, para dizer que o artigo intitulado “QUEM ERAM OS INSETOS?”, está simplesmente magnífico.
    Fraternalmente, Ivanildo Cavalcante.

    ResponderExcluir