sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A FOME CONTINUA

            Temos lembrado que a fome é mais antiga que o próprio homem. Os ancestrais da humanidade padeciam desse mal tão funesto. Com o advento do capitalismo nasce uma esperança de que o desenvolvimento das forças produtivas elimine esse grande carrasco da humanidade. Eduardo Bernstein, socialista alemão, chegou a proclamar ter se iniciado um processo de diminuição da fome até o seu final. Para isso ele construiu um esquema demonstrando a fome decrescente, exibindo gráficos que mostravam os países da Europa Central passando pela diminuição da fome. Pretendeu esse senhor ter desconstruído a tese marxista da fome crescente, assim como, pretendeu desmontar a tese da insurreição dos oprimidos e de outras postulações do velho marxismo. Coube a Rosa Luxemburgo dizer que o Sr. Bernstein, não entendia que a fome houvera se transferido dos poucos países da Europa Ocidental, para muitos países de outros continentes, e que a insurreição, o anti-poder, continuavam na ordem do dia.
            Na década de 50 do século XX, brilhou no céu um grande talento que se propôs a lutar contra a fome sem observar que tal evento só poderia ser conquistado caso uma nova ordem econômica e social abolisse a desigualdade capitalista. Tratava-se do grande tribuno, jornalista e político Josué de Castro, que nos trazia esperança de derrotar a fome mesmo dentro dos limites do sistema vigente.
            Tive o privilégio, lá pelos idos de 1958, ouvir Josué de Castro vociferar contra a miséria e a fome, sem falar que eram produtos legítimos do sistema capitalista, e querer exterminar essa e outras chagas sociais, não poderia ter êxito, caso não se propusesse a desmantelar a causa desses males.
            Nessa mesma época, tornou-se best-seller o livro de Josué de Castro, Geografia da Fome, quando o geógrafo deu-se ao trabalho de apresentar o mundo dividido em faixas demográficas, em que se exibia a miséria e a fome. Tal obra, porém, como tantas outras fantasiosas, caiu no esquecimento, pois lhe faltava a proposta concreta de impor uma saída socialista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário