terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ÁFRICA DO SUL



            Os da minha geração lembram-se da política fascista processada na África do Sul, onde uma minoria da raça branca detinha o poder e submetia a imensa população negra a um regime de super-exploração e de humilhação. Havia no mundo uma repulsa ao governo branco da África do Sul.
            Os negros, organizados por inspiração do Partido Comunista, procuravam exercer uma política de resistência e, até mesmo aspiravam promover um movimento que derrotasse o fascismo e implantasse um governo dos trabalhadores.
            Dentre as figuras heróicas da resistência negra, na África do Sul, destacou-se Nelson Mandela. Preso e julgado arbitrariamente, esse militante negro chegou a permanecer cerca de 28 anos nos cárceres do governo branco. Dotado de uma coragem e de uma fibra de primeira ordem, Mandela soube suportar as agruras do cárcere.
            No mundo todo havia movimentos pela soltura de Nelson Mandela, e é oportuno lembrar que Mandela, quando foi preso, existia na África do Sul a maior favela do mundo, a favela de Soweto. Passados os anos e em função das mudanças na conjuntura política mundial, foi possível negociar com governo branco a soltura de Mandela e promover eleições chamadas livres, contanto que se preservasse o poder econômico, financeiro e o controle do Estado em mãos da população branca.
            A Mandela só era dado o governo, que ele exerceu obedecendo a tudo que se havia combinado e, no término de seu governo, outro negro assumiu o posto de presidente e Soweto, que já era miserável antes da prisão de Mandela, tornou-se maior e mais miserável ainda após o seu governo.
            O seu sucessor notabilizou-se pelos seus crimes de estupro e suas práticas de corrupção, tornando a África do Sul um país de grandes desigualdades e injustiças. Isso prova que a questão não é racial a questão é de natureza de classes sociais diferentes, pouco importando se branca ou preta. Esses fatos revelam também, que uma coisa é o governo e outra bem diferente é o poder. Governos vão e vêm, mas o poder permanece a serviço do capitalismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário