terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

DESINFORMADO OU MAL INFORMADO


            São situações totalmente diferentes entre aqueles que são desinformados e os que são mal informados. No primeiro caso, na desinformação, é como se o nosso cérebro fosse uma folha em branco e, por essa razão, os desinformados tendem a se comportar com uma maior dose de humildade no processo de aprendizado. Enquanto isso, existe uma gama de pessoas que dispõem de uma boa carga da má informação, e  tendem a preservá-la como se fosse verdade.
            Quando você tem que levar informação aos desinformados, você conta com certa receptividade, mesmo que o desinformado, por conta, muitas vezes, da falta de outros pré-requisitos, também, apresente certo grau de dificuldades em assimilar novos conceitos.
            Transmitir conhecimento, sempre foi uma tarefa que requer esforço, tanto de quem se propõe a transmitir quanto aos que se dispõem a aprender. A questão fica mais complicada quando você se depara com uma legião de mal informados, que tendem a resguardar os seus conceitos, mesmo infundados, como se fossem verdades eternas. Diante do mal informado, temos o trabalho penoso de tentar desconstruir os seus falsos conceitos para oferecer os novos conceitos. Essa dificuldade de ensinar ao mal informado muda muito de grau e circunstâncias. O homem simples, o trabalhador, é desinformado, entretanto, lhe faltam pré-requisitos que o ajudem a melhor assimilar novos conceitos. Quanto ao segundo, isto é, ao mal informado, também muda de situação: existem aqueles iletrados, os semi-letrados e os bem letrados. É justamente entre os bem letrados, os doctors, que vamos encontrar uma maior parcela de dificuldades em desfazer os seus equívocos, pois, regra-geral, a sua ignorância está respaldada pelos títulos que as tantas academias burguesas lhes conferem, e esse fato produz convicções, e a convicção, como já foi dito, é muito mais grave do que a própria mentira. Mesmo contando com essas dificuldades que temos diante dos desinformados e mal informados, é nosso dever ministrar a verdade histórica que tanto nos falta. 

4 comentários:

  1. i.g.cavalcante50@hotmail.com7 de fevereiro de 2012 às 17:08

    "DESINFORMADO OU MAL INFORMADO", nós esclarece uma coisa bastante curiosa, os bem letrados adoram serem chamados de doutor e outros títulos que a rigor, em nada acrescenta, além do simples mortal. Levado pela vaidade e auto-suficiência, mesmo não tendo conhecimento de determinado assunto, pela ausência de humildade, não admite aprender. Assim, existe um grande contingente de pessoas, que faz de conta que é socialista.

    ResponderExcluir
  2. socialista de bosta, vá tomar no seu cu!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom texto. Confirmamos o quanto é bom com imediata carapuça de alguns.

    ResponderExcluir