terça-feira, 20 de março de 2012

QUANTO MAIS SE REZA...



            Há um adágio popular que diz: “quanto mais se reza, mais o diabo aparece”. Diz-se isso quando os fatos negativos da nossa vida tropeçam em dificuldades apesar de buscarmos conquistar o bem.
            Fazemos uma ilação entre esse adágio e o que ocorre em nossas vidas. Segundo a nossa cultura religiosa, Jesus filho de Deus feito homem, veio ao mundo há dois mil anos atrás, com a missão de promover a paz, a justiça e o amor. Mas, caso se faça um balanço desses dois mil anos de história, vamos ver que ela está marcada por cruéis episódios. Tivemos, pelo lado cristão, os horrores das Cruzadas que cometeram atrocidades e, quanto mais se rezava, mais elas se faziam presentes. Não bastassem as Cruzadas, tivemos a demoníaca Inquisição e ficamos assustados quando nos damos conta de que a Santa Madre Igreja Católica, inspirada pelo Divino Espírito Santo, praticou tantas barbaridades apesar de nossas orações.
            Aliás, a história registra uma sucessão de tragédias, grande parte delas sob a sombra da sagrada cruz cristã. O processo de civilização com os descobrimentos marítimos está pontuado de massacres contra os nativos. E a cada massacre, erigia-se um templo sagrado, chamado a casa de Deus.
            Fôssemos imputar as desgraças sociais como obras dos demônios, veríamos que nossa caminhada está marcada por tragédias. Foram duas grandes guerras que ceifaram milhões de vidas e, enquanto os demônios riam de sua proeza, uma parte prostrava-se contrita apelando aos céus sem que obtivessem êxito.
            Estamos convencidos de que o demônio é a sociedade dividida em classes e camadas sociais. Estamos convencidos de que o demônio é a propriedade privada dos meios de produção que permite a exploração do homem pelo homem. Estamos convencidos que, hoje, o demônio na forma do capitalismo, tem conseguido levar avante grandes proezas, enquanto a constante edificação de templos não consegue, por si, deter a sua fúria, afinal templo é dinheiro e não será ele um instrumento de salvação, pois a salvação estará na nossa tomada de consciência.

Um comentário:

  1. pois é, quando a gente pensa que tudo foi resolvido aparece outro problema para para se enfrentar, apesar de rezarmos!

    ResponderExcluir