sexta-feira, 30 de março de 2012

UM FESTIVAL DE MENTIRAS


            Dói no peito dos que conhecem a História, o espetáculo levado a cabo pelo PCdoB via rede Globo.
            No Brasil nunca se teve tradição marxista. Após a Revolução Russa, alguns anarquistas passaram a se interessar pelo socialismo científico. Em 1920 um minúsculo grupo organizou a revista Movimento Comunista. Em 1922, nove membros dessa revista fundaram o PCdoB. Aceitaram as 21 condições da Terceira Internacional, o seu hino e sua bandeira. Já em 1928 o VI Congresso da Internacional procedeu uma virada política de 180º no programa comunista.
            Os teóricos da Internacional impuseram linhas políticas para todos os países e proclamaram a estúpida tese da “construção do socialismo num só país”.
            No que coube ao Brasil, Moscou, sem nenhum conhecimento, proclamou que se tratava de um país semi-colonial e semi-feudal e nessas condições o programa político deveria ser nacionalista e progressista, no sentido de abolir os restos feudais. Esta seria a primeira etapa, a etapa nacional-reformista, levada adiante em aliança com um suposto segmento da burguesia progressista. Somente após a conquista dessa etapa viria a segunda, a etapa socialista.
            É verdade que, de forma equivocada, houve dois momentos em que esse partido se envolveu no caminho da luta armada sem abdicar do objetivo nacional-reformista. O primeiro foi em 1935, em torno de Luis Carlos Prestes, e sob a orientação de Moscou. Não passou de uma quartelada de alto custo político. O segundo momento foi quando o PCdoB, mecanicamente, tentou levar a diante a tese maoísta do “campo cercando a cidade” e se embrenhou pelas matas da Amazônia, onde muitos militantes valorosos foram massacrados, e viraram mártires do equívoco. Hoje, as coisas tornaram-se muito piores. O velho PCdoB, que jamais conheceu o marxismo, na caduquice de quem completou noventa anos, escolhe o plenário do Senado da República para festejar o seu aniversário como fiel servidor do capitalismo e parceiro político de figuras como Sarney e tantos outros próceres da direita. É triste. 

Um comentário:

  1. Só falta esclarecer: qual Partido Comunista?
    Historicamente, o atual PC do B que faz parte do Governo, foi fundado em 1962, pelos dissidentes do ex-PCdoB fundado em 1922, que mudaria seu nome original para Partido Comunista Brasileiro (PCB).

    ResponderExcluir