terça-feira, 5 de junho de 2012

PERGUNTAMOS POR QUÊ?




            O sistema socioeconômico vigente é o capitalismo. Nesse sistema existem, fundamentalmente, duas classes sociais: a burguesia e os trabalhadores. Essas classes sociais têm interesses completamente diferentes. Interessa à burguesia a manutenção do capitalismo a qualquer custo. Em função disso, essa classe desenvolve uma política formada por diversos conceitos e preconceitos. A política burguesa é chamada de direita. Assim sendo, conclui-se que direita é a política cujo objetivo é a manutenção do capitalismo.
            Enquanto de um lado existe a política de direita, conservadora, a classe dos trabalhadores persegue, como objetivo histórico, a libertação dos grilhões do capitalismo e a construção de uma sociedade igualitária. Em função desse objetivo, a política dos trabalhadores é uma política de transformação social e costumamos chamá-la de esquerda. Em síntese, direita é a política conservadora e esquerda é a política de transformação social.
            Tomando esses conceitos como princípios, ficamos a perguntar: por que razão, partidos como PCdoB, PT, PSB se proclamam de esquerda, uma vez que, tais agremiações, desenvolvem discursos que apontam para a manutenção do capitalismo? Mesmo fora dessas agremiações, que se prestam a servir ostensivamente ao sistema vigente, vários são os agrupamentos que, se colocando fora das instituições burguesas, limitam-se a denunciar as mazelas sociais sem, entretanto, proceder a uma denúncia clara e direta do sistema capitalista como causa dessas mazelas. Partidos ou grupos, considerados avançados, terminam se colocando como guardiães da moralidade pública, denunciando a corrupção, na pretensão de moralizar o capitalismo, como se isso fosse possível. É a partir desses fatos, que insistimos em perguntar: por que as referidas agremiações teimam em se intitular de esquerda, quando o seu discurso e a sua prática não vão além dos limites da ordem econômica e social vigente?
            Ao invés de se auto-proclamarem esquerda, deviam assumir-se como esquerda direitosa, para serem justos.

2 comentários:

  1. Ivanildo Cavalcante5 de junho de 2012 às 16:40

    Essa é uma das razões, que os "vendilhões do templo" (esquerda direitosa), não gosta do camarada Gilvan Rocha. Parabéns, pelo excelente artigo!

    ResponderExcluir
  2. Diego Marques Juacaba28 de julho de 2012 às 13:30

    A paz de Cristo meu irmão, poderia me esclarecer se você realmente acha que estamos numa economia capitalista pura, com tanta interferência do Estado na economia, tanta burocracia desnecessária para com a população e com o Estado atuando em tantos setores da sociedade? Você dividiu o sistema capitalista em burgueses e trabalhadores, mas os burgueses nao trabalham? Nao eh essa uma redução muita grande de todo o sistema econômico vigente no Brasil? Sei que você escreveu "existem, fudamentalmente", mas essa redução nao eh só para criar uma caricatura ma da burguesia e uma outra boazinha dos trabalhadores, como se só eles sofressem nesse mundo e como se a culpa fosse apenas dos burgueses? Nao sei se essa foi sua intenção, mas essa sua colocação nao faz parecer que nao há empresários honestos e esforçados que se preocupam com seus empregados de forma genuína? Outra coisa, você disse que as duas classes tem interesses diferentes, mas ambas nao desejam melhorar sua situação atual de vida e se forem pessoas de moral, sem prejudicar ou explorar outrem? Como comecei a estudar agora sobre política nao tenho uma definição melhor do que a sua para direita e esquerda, mas a sua nao eh muito pobre e tendenciosa?

    P.s.: Essa realmente sao duvidas, estou começando a enterrasse-me por política agora, aos meus vinte anos. Sobre o PT e os outros partidos que você questionou penso que vale a pena você ler sobre o Foro de Sao Paulo, eles tem site próprio, sobre o envolvimento do PT, de Lula pessoalmente e de Fiedel com as Farc e outra coisas um pouco mais sombrias. Vale a pena ver esses sites:

    http://forodesaopaulo.org/

    http://notalatina.blogspot.com.br/

    Recomendo ver os videos...
    http://www.midiasemmascara.org/mediawatch/noticiasfaltantes/foro-de-sao-paulo/13260-palestra-de-graca-salgueiro-no-circape.html

    http://antiforodesaopaulo.blogspot.com.br/

    Desculpe-me pela péssima acentuação, nao sei usar bem esses Tablets da vida e gostaria queo senhor me enricasse algum livro ou site para que posso aprender mais sobre política. Agradeço desde já.

    Diego

    ResponderExcluir