terça-feira, 12 de junho de 2012

PT. PARA QUE?




            No capitalismo existem duas classes: a burguesia e os trabalhadores. Elas têm interesses opostos. A burguesia busca conservar o capitalismo. Para isso, ela usa o seu poder, através do Estado, que é composto de várias instituições. Além disso, eles contam com partidos políticos que se encarregam de levar ao povo falsas promessas.
           Mentir é um dever dos políticos burgueses, caso falassem a verdade o sistema não se manteria de pé. Quanto as classes trabalhadoras, necessitam construir seus partidos com o objetivo de pregar a verdade e, assim, desconstruir o capitalismo e construir uma nova ordem calcada na igualdade social.
          É oportuno, porém, registrar que os trabalhadores são dotados de dois interesses simultâneos. O primeiro e imediato, é resistir à exploração capitalista e buscar melhoria nas suas condições de vida. A essa postura política chamamos de reformista. O segundo maior interesse dos trabalhadores, que chamamos de interesses históricos, consiste em buscar a abolição da exploração do homem pelo homem, como já aludimos. Não se pode chamar um partido de PT, uma agremiação política que se limite a defender os interesses imediatos dessa classe sem incorporar, ao mesmo tempo, os seus interesses históricos.
         Dessa maneira, todo e qualquer partido que se intitule partido dos trabalhadores e se ponha a levar avante uma política estritamente reformista, está cometendo uma fraude, está enganando ao povo, tal como fazem os políticos burgueses. Os trabalhadores, repetimos, necessitam de, pelo menos, um PT para fazer justamente o contrário do que fazem os políticos burgueses que semeiam a mentira. Os trabalhadores necessitam de um PT para cumprir a tarefa de semear a verdade histórica e, dessa forma, pôr às claras as verdadeiras causas das mazelas sociais que nos afligem e cuja causa é o capitalismo. Um partido dos trabalhadores tem que ser, claramente, um partido anticapitalista. O PT do Lula é um PT das classes trabalhadoras ou um aliado fiel do sistema? Pense!

Nenhum comentário:

Postar um comentário