terça-feira, 17 de julho de 2012

ERUNDINA DEBREOU!



          A nova geração não conhece o sentido da palavra: debreou. Na época da luta armada, quando alguém desistia da militância colocada naqueles termos, dizia-se que fulano debreou. Na linguagem auto-motiva, debrear é colocar a marcha no ponto neutro ou ponto morto.
         Quando se deu a aliança entre Lula e Maluf, Erundina, que havia sido escolhida para a chapa do Haddad para prefeito de São Paulo, veio á publico e renunciou a essa postulação, em protesto a tão espúria coligação. Infelizmente, a deputada Erundina arrefeceu e debreou, vindo á publico afirmar que estaria engajada na campanha  petista/malufista, abandonando o seu momento de bravura que foi tão bem recebido por companheiros, espalhados Brasil a fora.
       A atitude da Erundina deixa claro a fragilidade de grande setores da esquerda. Essa fragilidade é responsável pelo fato de algumas pessoas, até bem intencionadas, mas sem a sustentação que nos dá os princípios do socialismo cientifico, ficar a mercêr das pressões da burguesia e, consequentemente, da imposição dos interesses que servem ao capitalismo.
      Esse, entre outros tantos exemplos, nos servem para compreender que é necessário e urgente a criação de outra esquerda, fincada nos princípios do socialismo revolucionário e, dessa forma, capaz de reagir tanto às pressões da burguesia e seus prepostos, como das inúmeras armadilhas que eles costumam colocar em nossos caminhos. E muitos, de nós por falta de clareza, ou seja, por falta de lucidez socialista, terminam por elas sendo enredados.
      Erundina debreou, isso porém, é menos grave se comparado com uma legião imensa de petistas, deles de matriz pretensamente socialista, que capitularam diante do capitalismo e se passaram, de malas e bagagens, para o lado da burguesia, prestando os seus  “estimáveis” serviços e por eles sendo, devidamente compensados, seja por via das vantagens materiais que usufruem, seja por outras benesses, mimos, prestigio  que a classe, ora dominante, tem o cuidado de lhes dispensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário