sexta-feira, 7 de setembro de 2012

ELEIÇÕES AMERICANA




        Envolvidos com as eleições no Brasil, esquecemos de olhar para a disputa eleitoral nos Estados Unidos. Ali, é assombrosa a força da extrema-direita representada pelos republicanos. Uma das armas da extrema-direita contra o candidato da direita moderada de Barack Obama é acusá-lo de socialista. Essa acusação repercute junto à maioria do eleitorado americano. O povo daquele país treme de medo do socialismo. Por que será isso?
       Há muitas razões para que o povo dos Estados Unidos tenha medo. A primeira delas deve-se aos exemplos dados pelos países ditos socialistas. Na URSS existia um Estado policial, onde os dissidentes, de direita ou de esquerda eram trucidados. Além de execuções, existiam os chamados campos de concentração e inexistia qualquer forma de liberdade. Esses testemunhos negativos não se limitavam a URSS. Os países do leste europeu ocupados pelas tropas soviéticas eram submetidos a sistemas políticos similares ao russo, ou seja totalitários.
      Por sua vez, olhando para a China ou para a Coréia do Norte, via-se o mesmo fenômeno e tudo era feito em nome do socialismo. Não bastassem esses exemplos negativos levados a cabo por uma chamada “experiência socialista”, somava-se o criminoso fato de que as massas populares dos Estados Unidos foram abandonadas pelas forças ditas de esquerda. Dessa forma, as massas trabalhadoras norte-americanas ficaram à mercê da influência política e ideológica da burguesia.
     Após 50 anos, não se viu e não se vê, da parte do sr. Fidel Castro, um só apelo político aos trabalhadores daquele país que era e é o centro vital do capitalismo. Aliás, os socialistas de matriz stalinista, substituíram o princípio da luta de classe, para assumir a tese infundada de que a contradição central é a luta entre nações oprimidas e nações opressoras, deixando de lado a bandeira do socialismo para impunhar a bandeira da soberania nacional respaldada num frenético discurso nacionalista do tipo: “pátria ou morte venceremos”. Por essas razões é que o povo americano repudia aquilo que lhe foi vendido, falsamente, como se fosse socialismo, e a extrema-direita aproveita essa confusão política para levar adiante suas propostas fascistizantes. Isso é muito preocupante.

Um comentário:

  1. Reconhecendo-o, GR, como um brasileiro decente, permita-me a dura franqueza.
    Ao ler este seu texto desvairado só posso pensar que você anda fumando orégano mofado ou talvez tenha tropeçado e dado com os cornos na calçada. Explico.
    Quando exige que Fidel lance um apelo aos trabalhadores norte-americanos, putaqueospariu!, o que você espera?
    Que Fidel desembarque na Flórida e inicie uma campanha em pleno território do país que mantém o povo cubano sob criminoso embargo militar e econômico desde 1960?
    Em que porra de pântano teórico vive sua mente alucinada, Gilvan?
    Mas que merda é esta?
    A culpa é de Fidel, a culpa é dos cubanos que decidiram, com extrema valentia, que tem o direito incontestável de defender seu país das agressões do imperialismo?
    Aposto que, no máximo em cinco anos, você será um dos expoentes daquela seita de malucos que bebem aquele chá de cipó, o tal do santo daime.
    E o seu discurso finalmente terá algum sentido, ou seja, nenhum.

    ResponderExcluir