segunda-feira, 24 de setembro de 2012

QUESTÃO DE GOVERNO?



QUESTÃO DE GOVERNO?

            A burguesia, na sua esperteza, consegue induzir nos letrados e iletrados a falsa crença de que os problemas sociais, como fome, drogas, violência, educação, saúde e tantos outros podem ser resolvidos por iniciativas governamentais. É verdade que, um governo competente e sério, pode minorar os problemas sociais. Entretanto, é necessário esclarecer que a causa dessas mazelas tem como matriz um sistema socioeconômico esgotado. Querer resolver esses problemas que afligem a maioria do povo, através da mudança de governos, é uma ilusão que só interessa à burguesia.
            É doloroso ver a omissão quanto a um verdadeiro diagnóstico de nosso quadro social. Ele teria que ser bem claro, e dizer que a solução para esses problemas, deve ser buscada na desconstrução do capitalismo. Quem deveria fazer essa denúncia, quem deveria dizer ao povo que governos vão e vêm, enquanto o sistema de desigualdade e injustiça permanece, seriam os partidos que se dizem comunistas e socialistas. No entanto, não se vê, nem se ouve, desses senhores, nenhuma referência ao sistema socioeconômico vigente. Preferem dizer que com governos competentes e honestos tudo se resolve.
            Ora, mudança de governo não implica em nenhuma mudança substancial.  E é verdade, que mudanças qualitativas não se dão por via dos processos eleitorais. É frequente ouvirmos dizer, dos partidos ditos comunistas e socialistas, que as suas participações em eleições, se constituem oportunidades táticas: dizem levar avante um discurso que esclarecerá o povo no sentido de que seus males não podem encontrar solução nos limites desse sistema. Somente um processo de ruptura e transformação radical, poderá produzir as condições necessárias a libertação do povo, particularmente das massas trabalhadoras, dos grilhões que as acorrentam. Isto é, somente um processo de radical transformação poderá trazer a igualdade e a justiça entre nós.
            O povo precisa saber!

                                                                                  Gilvan Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário