segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

MAIS UMA TRAGÉDIA


                                        
          O Brasil e o mundo assistiram a mais uma grande tragédia ocorrida, dessa vez, na cidade gaúcha de Santa Maria. A força da santa não foi maior do que a força da ganância capitalista em busca do lucro. Para aumentar os lucros, os promotores de uma festa, na boate Kiss, colocaram num espaço destinado a mil pessoas, mil e quinhentas delas.
        Além desse fato, por si só criminoso, somaram-se outros, como a inadequação do ambiente no quesito segurança. A fiscalização é coisa que, nesse sistema corrompido, pode se resolver ministrando boas doses de propina. Costumam buscar a causa de tamanho infortúnio, tão somente nas questões técnicas, quando o certo é ver que, a causa fundamental do aludido desastre, é a ganância, como já foi dito. Isso precisa de ficar bem claro para todos nós.
        Por sua vez, é evidente que as lágrimas e a corrente de solidariedade que se espraiou pelo Brasil e pelo mundo merece todo o nosso acatamento. Entretanto, não podemos deixar de lado o fato de que o sistema socioeconômico vigente é a causa maior das desgraças que se processam pelo mundo afora.  Por essa razão, é que insistimos na necessidade imediata de construir uma imensa corrente anticapitalista, uma corrente que tenha a clareza de que o sistema vigente está esgotado e se impõe  a necessidade de sua imediata superação, através de um projeto socialista que, ao invés de se nortear pelo lucro, para uns poucos, suprima essa conduta substituindo-a  pelo socialismo.
         Há os que dizem, que esta proposta mostrou-se inviável. Isso não é verdade. O que houve foi à derrota do movimento socialista em escala mundial, e as insurreições russa e chinesa degeneraram para a construção de um capitalismo de Estado, embora usassem os rótulos socialista e comunista o que resultou em uma profunda confusão que dela devemos nos libertar. Devemos considerar, isto sim, que o socialismo não é um sonho, um desejo, uma utopia. O socialismo é, antes de tudo, uma urgente necessidade histórica, pois sem ele a humanidade estará fadada à tragédia total que, celeremente, o capitalismo nos arrasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário