sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Vão e Vêm!




            Dár-se a mudança dos governos municipais em todo o Brasil. Essa mudança de governos é colocada fraudulentamente, como se fosse um processo de alternância de poder. Isso não é verdade! Governos vão e vêm, e a realidade capitalista da sociedade dividida em classes e camadas sociais permanece, sustentada pelo real poder que é o poder de Estado, sempre a serviço da ordem social e econômica vigente.
             Mudanças de governos operam algumas outras mudanças, mas sempre de caráter formal e superficial e nenhuma mudança de conteúdo, pois mantém-se, como foi dito, o capitalismo, com todas as suas mazelas sociais.
            É verdade que existem governos mais responsáveis e competentes, com alguma preocupação social, e existem outros governos, seja em nível municipal, estadual ou federal, que se conduzem de forma atabalhoada, irresponsável e desonesta. Dessa maneira, quando somos chamados a participar do processo eleitoral, nós, socialistas, devemos aproveitar o ensejo para denunciar a ordem vigente e desmentir o discurso da alternância do poder, quando elas, as eleições permitem, tão somente, mudanças de governos.
            Em última instância, quando por falta de um maior vigor do movimento socialista em aberta oposição ao capitalismo, resta-nos, como saída eleitoral, escolher o menos ruim, sem a ilusão de que tais opções impliquem em consequências de caráter qualitativo.
            Vão governos e vêm governos, e tudo fica como dantes, no “quartel de Abrantes”. Ou melhor, atenuam-se ou agravam-se certos aspectos de nossa realidade crítica, mas nunca que essa realidade poderá ser alterada, substancialmente, pela via de mudanças de governos.
            Essa é uma constatação que deveria orientar a militância política que se rotula de socialista, comunista ou até mesmo trabalhista. Essa gente, muitas vezes, por má fé ou ilusões, se presta a vender fantasias, se presta a colaborar efetivamente com o trabalho de enganação das massas populares, confundindo, por exemplo, algumas ações sociais com socialismo o que é totalmente improcedente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário