sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Ela é da CIA?


Confessamos não saber responder, a contento, se a blogueira Yoani Sánchez é patrocinada pela CIA. Sabemos, entretanto, que ela faz oposição ao governo castrista, por um viés claramente de Direita. Ela propõe, para Cuba, uma república democrática burguesa. É esse tipo de república que nós conhecemos aqui no Brasil, onde existem trinta partidos políticos e estamos em vias de ver esse número aumentar. Por sua vez, no Brasil existe uma ampla liberdade de imprensa, pois ao lado da grande mídia, comprometida com o capitalismo, existe uma mídia alternativa que extrapola os estreitos limites da política conservadora, seja esse conservadorismo o mais retrógrado, representado por figuras do tipo Maluf/Bolsanaro, seja o moderado e até reformista de certos seguimentos da burguesia. 
Com certeza, não é essa a realidade política que observamos em Cuba. Lá, reina a ditadura de um partido único, sob a tutela dos irmãos Castro e outras figuras do mesmo naipe, empenhados em manter um poder que assegura a manutenção de uma forma de Capitalismo de Estado, incapaz de promover uma economia que ofereça ao povo cubano, o merecido bem-estar social. 
Mesmo que se deva reconhecer, naquela ilha, existirem bons serviços de saúde e educação, devemos lembrar que em alguns países, nitidamente capitalistas, essas políticas sociais são muito mais avançadas e consistentes, ressaltando-se o exemplo dos países nórdicos. Assim sendo, fica evidente que uma revolução socialista não se realiza apenas por alguns feitos sociais. Em Cuba, devemos considerar que esses feitos são muito restritos, enquanto o povo carece de comida e, sobretudo, de liberdade para discutir livremente o seu cotidiano e seus destinos. 
Os cubanos são politicamente, tutelados por um partido avesso a qualquer tipo de tolerância e esse fato, comum aos países que formaram o fantasioso mundo socialista, prestou e ainda presta, um dos maiores desserviços à causa anticapitalista. 
A direita soube aproveitar dos descaminhos tomados em nome do socialismo, para utilizar dos seus desastrosos feitos, movendo uma campanha anticomunista. Um verdadeiro revolucionário, um socialista, não deve ter nenhum compromisso com a mentira, com a farsa, com a lenda. Um revolucionário socialista deve ter, o mais estreito e inarredável compromisso com a verdade, desfazendo engodos e fantasias que só prejudicaram e prejudicam a caminhada em busca da emancipação humana.

3 comentários:

  1. Taí gostei! Mas, vc é da antiga; logo, deve saber que as palavras tem sentido e não vale inventar como LULA e Dilma adoram fazer. Vc confessa que não tem provas de que a cubana é da CIA. Todavia indicios há, senão vc não enfiava este "a contento"...

    Ou será que escreveu assim para ter seu texto divulgado na excrescencia chamada Correio da Cidadania?

    Por outro lado, vc confessa que Cuba é uma ditadura sem-vergonha. NO entanto, não vi seu partido defendendo a cubana dos stalinistas que vc ataca tão bem. Por que a tibieza? Será que é por causa do "a contento"?

    Por último, se ela pode ser da Cia, Batisti é de quem? Cramulhão?

    Ps. Gostei particularmente da passagem em que vc afirma ser intolerável um revolucionário socialista mentir. Vou ler seus outros textos pra ver se é verdade.

    Manda bala!

    MAM

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente patético esses que protestaram a passagem de Yoani e que certamente na ilha não teriam esse sagrado direito ao protesto. Só fizeram propaganda e de graça para a blogueira e além disso figuras da ditadura militar brasileira ficar do lado de Yoani só para se promoverem.

    ResponderExcluir
  3. Essse texto só pode ser uma piada.

    "no Brasil existe uma ampla liberdade de imprensa". Como que é? Quantas rádios comunitárias estão proibidas no Brasil Gilvan? No mesmo dia que Yoani passava pelo Brasil , o Blog Falha de SP estava sendo mais uma vez proibido de exercer o seu direito de comunicação. Liberdade de Imprensa?????

    Sei não, mais sua "sociedade" de trabalhadores associados e livre parece mesmo o paraíso - mais aquele da bíblia pós morte. Penso eu, que isso que é um deserviço a causa do socialimo/comunismo já que o própio Marx era materialsita, e não idealista, e dizia que o que defendia era o movimento real de luta.




    ResponderExcluir