quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O Executivo executa




            Segundo os iluministas franceses, as repúblicas democráticas burguesas devem fazer o exercício do poder, através do Legislativo, Executivo e Judiciário. Dessa forma, se alicerça o Estado, que tem, no capitalismo, por objetivo, a manutenção dos interesses da burguesia.
            Tratemos do Executivo, no sistema capitalista. Como o nome denuncia, o Executivo, tanto na esfera, federal, estadual e municipal, tem como função diagnosticar, planejar e executar as tarefas próprias do capitalismo.
            Os “Governos populares”, do tipo Getúlio e Lula, se embrenharam em políticas assistencialistas, como forma de cooptar o apoio popular para o livre exercício dos seus governos. Getúlio, promoveu as leis trabalhistas e em torno delas conseguiu galvanizar significativos apoios no seio das classes trabalhadoras, sem contudo, deixar de promover ações que permitissem o desenvolvimento do capitalismo no Brasil, como foi exemplo, a Siderúrgica Nacional, a Petrobrás, a Eletrobrás e outras medidas.
            Considerado o pai dos pobres e a mãe dos ricos, Getúlio acumulou amplo apoio popular até ser apeado do governo por via do seu suicídio e das maquinações ultra-direitistas da velha UDN. Enquanto isso, Lula tratou de massificar o Bolsa Família e através dele, construir um amplo colégio eleitoral. Engessou as centrais sindicais e estudantis e, atraiu os movimentos populares.
            Essas medidas serviram para matar dois coelhos. Garantiu a tranquilidade social para que, sobre ela, pudessem navegar tranquilamente os interesses da burguesia. Por sua vez, as migalhas destinadas aos trabalhadores e aos excluídos, serviram plenamente para granjear grandes simpatias nos meios populares. Tanto Getúlio, quanto Lula e Dilma, merecem o reconhecimento e o agradecimento dos capitalistas, pelo tanto que receberam nos seus respectivos governos.
            Ora, sendo o Executivo, instrumento de execução das políticas próprias do capitalismo, não poderia essa função ser exercida por quem se reivindica socialista. A tarefa de gerenciar os interesses da ordem econômica e social vigente, deveria ser tarefa única e exclusivamente da burguesia, enquanto a tarefa dos socialistas, seria a de se voltar para educação política das massas populares e buscar acumular forças, com o propósito de desconstruir o poder burguês e construir o poder popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário