sexta-feira, 5 de abril de 2013

Neoliberalismo. O Inimigo?




            Tentemos clarear o significado da expressão neoliberalismo. A primeira fase do capitalismo foi a do livre comércio, da livre iniciativa, quando tudo se resolvia a partir das leis do mercado. Naquele momento, o liberalismo econômico tinha um caráter progressista, pois o mercado bloqueava ou estimulava as iniciativas recorrendo ao critério do mérito competitivo. Hoje, na fase avançada do imperialismo, a proposta de um novo liberalismo, calcada no mercado, mostra-se equivocada, pois diferentemente do que fora o velho liberalismo, hoje a economia é marcada pela presença substancial dos monopólios e isso inviabiliza qualquer pretensão de liberdade econômica.
            É oportuno ressaltar que o neoliberalismo é uma proposta de política econômica nos marcos do capitalismo. Entretanto, busca-se eleger essa política econômica como o inimigo principal, opondo a ela, no Brasil, uma pretensa política nacional-desenvolvimentista. Ou seja, uma outra política econômica nos mesmos limites capitalistas. Vemos pois, que tanto o neoliberalismo, quanto o nacional-desenvolvimentismo, são linhas de políticas econômicas, cujo princípio basilar  é a pretensão de encontrar meios de perpetuar a ordem econômica e social vigente.
            Ora, quando se elege o neoliberalismo como o inimigo principal, deixa-se de ver, que o inimigo real é o próprio sistema capitalista. Até pode-se considerar que a política neoliberal é possuída de um maior teor de crueldade no trato das questões sociais, quando prioriza o mercado, entretanto, não podemos admitir existir uma política de gerenciamento do capitalismo que o torne humanizado.
            Essa dicotomia, neoliberalismo versus nacional-desenvolvimentismo, esconde o essencial que é o antagonismo entre capital e trabalho, deixando patente o quão nocivo, pois enganoso, são as proposições e os discursos dessa direita travestida de esquerda que não se dispõe a levantar a bandeira do anticapitalismo, como se há de esperar, porque alguns deles, se declaram trabalhistas, socialistas e até comunistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário