quarta-feira, 3 de julho de 2013

Contra Propaganda



            A experiência derrotada da revolução socialista na Rússia redundou no surgimento do capitalismo de Estado. Em busca da sua construção, processou-se uma política marcada por constantes episódios de intolerância, perseguição, punições odientas, massacres e outros tantos crimes, e eles se prestaram e se prestam a oferecer farto material de contra propaganda à causa socialista.
            Em nome do marxismo e do comunismo, inúmeros crimes foram e são praticados. Explorando as distorções gritantes desse caminhar, indevidamente, chamado de experiência socialista, a burguesia soube usá-las até a exaustão, como material de contra propaganda. Diante do fato da burocracia soviética ter assumido o rótulo “marxismo-leninismo”, levou e tem levado a que pessoas tomem esse carimbo como expressão da verdade. Ou seja, considera-se que os burocratas de Moscou e da Terceira Internacional Comunista eram de fato propositores do marxismo e isso era um gravíssimo equivoco.
            Assim como o cristianismo tem sido usado para se perpetrar graves crimes, como foram no passado, as cruzadas e a inquisição, vê-se semelhança no uso indevido da expressão marxismo-leninismo e isso tem que ser esclarecido, em nome da verdade.
            A humanidade, em certo momento histórico, passou a contar com dois fortes inimigos. De um lado, a burguesia imperialista, interessada em manter a qualquer custo o sistema capitalista em processo de exaustão. De um outro lado, as castas burocráticas alojadas em alguns aparelhos de Estado ou aparelhos partidários, mantinham-se interessadas em conservar obscurecida a realidade histórica.

            Diante disso, criou-se um ambiente de asfixia, cujo produto final estamos vivendo, qual seja uma redução do socialismo ao mais completo estado de indigência. Enquanto isso, vemos a hegemonia burguesa em nível nunca dantes imaginado. Tem-se pois uma brutal contradição: o capitalismo exaurido, sofrendo sucessivas crises econômicas e financeiras, mantendo o controle político, uma vez que não se registra nenhum movimento anticapitalista de peso e para isso contribui o farto material de contrapropaganda que o stalinismo ofereceu e oferece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário