quarta-feira, 24 de julho de 2013

Proteção de Deus

Na vida, todas as coisas precisam ficar claras. Os fiéis, regra geral, e especialmente os cristãos, apregoam a existência dos milagres. Milagres seriam os feitos que superam a própria ciência e a razão. Uma cura que transcende os limites da ciência seria um milagre. Em outras palavras, podíamos dizer que se trata de episódios em que a força de um “poder superior” intervém para determinar resultados que o saber da ciência fora incapaz.
No caso da Igreja Católica, tem-se a pretensão de que ela é inspirada pelo Divino Espírito Santo. Entretanto, é preciso esclarecer que não obstante essa crença, o caminhar da Santa Madre Igreja é cheio de erros crassos, para não falarmos nos seus múltiplos crimes. Esse fato nos leva a um dilema: ou o Espírito Santo não goza da força pretendida para orientar os passos da Igreja Católica ou, de fato, ela não é inspirada no Divino Espírito Santo. É impossível querer conciliar esse dilema. Uma opção exclui a outra.
Por sua vez, é oportuno observar que, a tão pretendida “proteção divina” não tem sido realmente suficiente para garantir a segurança necessária, nesse mundo cheio de violência. Exemplo claro da fragilidade na crença da proteção divina, está no fato de que a visita do Papa Francisco ao Brasil necessitou da mobilização de quarenta mil militares e policiais para garantir a integridade física do Sumo Pontífice.
Eis uma patente contradição. Fica evidente inexistir uma verdadeira crença de que a intervenção dos céus traga uma real proteção nesse mundo marcado por tantas mazelas sociais, sem que nenhum “milagre” tenha ocorrido no sentido de proteger, especialmente, os inocentes, vítimas das crueldades que o sistema capitalista nos impõe. Aliás, é de bom alvitre assinalar que os pretendidos milagres se dão no varejo, enquanto o capitalismo pune e destrói no atacado e esse fato merece reflexão.

A fé acompanha muitos desvalidos que não encontram na sociedade vigente o consolo, a segurança e a esperança. No entanto, é necessário que essa fé mística não nos torne cegos ao ponto de não vermos a verdade e assim contribuir com os nossos equívocos para a permanência de tantas e quantas desgraças sociais.

Um comentário:

  1. Lampejos humanos de lucidez na luta contra os recorrentes engodos armados pela Sociedade ! Eis ai, um exemplo da obra do Espírito Santo! Que sejam recorrentes também !

    ResponderExcluir