quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Grave subversão


 A esquerda, de matriz stalinista, comete uma gravíssima subversão, quanto aos postulados socialistas. Destaquemos o fato de que essa esquerda, inverte os valores quando, ao invés de ser inflexível quanto aos princípios revolucionários, a eles dá as costas para ser inflexível na tática, nos encaminhamentos.
Dessa forma, por ignorância ou má fé, certos agrupamentos tornam-se intransigentes, nas questões táticas, mas se dispõe a fazer concessões de princípio. Trata-se de uma conduta que produz severas distorções. Aliás, a questão suprema para os revolucionários, é determinar com clareza os seus objetivos estratégicos e inarredáveis, e buscar atingí-los, jogando nas contradições do próprio sistema capitalista e no trabalho persistente e obstinado de persuasão, de convencimento, para a acumulação de força.
Infelizmente não é isso o que acontece. Alguns grupos ditos “marxista-leninistas” ou mesmo “marxista-leninistas-trotskistas”, não se cansam de abrir concessões programáticas, de princípio. Um exemplo dessa conduta, observamos no quesito nacionalismo. Como o stalinismo pôs de lado a luta de classes, desprezou o conceito de classe opressora versus classe oprimida, para substituí-lo pelo de nação opressora versus nação oprimida, abriu-se espaço para o nacionalismo, ou seja para uma prática social-patriota. Regra geral, a aludida esquerda, não tem o menor pejo em se compor com posições marcadas pelo mais estrito antiamericanismo, sem se dar conta de que ser antiamericano não implica em ser anticapitalista, enquanto o contrário leva-nos ser contra o imperialismo no seu sentido mais completo.
Dentre muitos exemplos de um nacionalismo vesgo, tivemos a ostentação, por muitos anos,  da bandeira “Fora a ALCA e o FMI”, como se aí residisse a causa dos problemas sociais do povo brasileiro. Outra conduta decorrente do nacionalismo, principalmente do antiamericanismo, está na mal contida simpatia que devota, uma grande parte dessa esquerda, ao fundamentalismo fascista dos muçulmanos.

Vêem-se, pois, graves atos de capitulação no que concerne aos princípios, enquanto observa-se intransigência descabida na condução das questões táticas e isso é uma horrível subversão conceitual, que produz efeitos nocivos ao nosso fazer político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário