quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Direita explicita


A sobrevivência de um capitalismo exaurido, deve-se à combinação de duas forças políticas. A primeira é a direita explícita, aquela que assume publicamente a defesa da ordem sócioeconômica vigente. Ela trabalha às claras, revela os seus propósitos. A outra direita é travestida de esquerda e floresceu com a derrota do socialismo em escala mundial no século passado.
A Revolução Russa foi derrotada e sobre suas ruínas foi erigido o capitalismo de Estado e isso se deu sob a bandeira do comunismo. A URSS, convertida em capitalismo de Estado, passou a ter seus próprios interesses. Para defendê-los tornava-se necessário a revogação dos princípios do socialismo. A primeira atitude foi a elaboração da tese da “construção do socialismo em um só país”. Esse estupro, político e ideológico, serviu de base teórica para nomear a URSS como a “pátria” do comunismo e colocar a defesa dessa pátria como tarefa primordial.
Assim, ao invés de se ter como tarefa o avanço da revolução mundial, teve-se, como prioridade, a defesa, a qualquer custo, desse novo Estado. Continuando os estupros, foi substituído o principio da luta de classes para se assumir como contradição central, a luta: nação opressora versus nação oprimida. Para atingir tão vil projeto a Terceira Internacional, criada para alavancar a revolução mundial, foi convertida em instrumento a serviço dos russos. Os partidos “comunistas” tornaram-se filiais dos soviéticos.
A essência política dessa nova direita, consistia em propugnar o congelamento da história. Pretendiam um mundo dividido em áreas de influência, pactuando uma convivência pacifica. Por conta desses fatos, consolidou-se uma força contrarrevolucionária usando o carimbo de “marxista-leninista” e rotulando-se socialistas ou comunistas.
Por conta dessas ocorrências, explica-se como o capitalismo exaurido, em permanentes crises econômicas e financeiras, mantém a sua hegemonia política inabalável. Sem preconceitos, sem raivosidades próprias dos beatos, precisamos refletir sobre essas questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário