segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Oligarquias




O Ceará viveu a oligarquia Acioli. Posteriormente, viveu a oligarquia dos coronéis: Virgílio, Adauto e Cals. Os progressistas, imputavam a eles todos os males sociais. Os coronéis, portando, eram “o inimigo principal”.
Em 1986, foi forjada uma aliança eleitoral, cujo objetivo maior era derrotar a “velha oligarquia”. Movimento nascido no Centro Industrial do Ceará, capitaneado pelo empresário Tasso Jereissati, levou avante uma campanha, cujo mote era o mudancismo. Deu-se a derrota dos coronéis, e assumiu um novo governo. De início, o PCdoB, em nome do “marxismo-leninismo”, participou da nova gestão. Mas, em seguida, as forças progressistas, romperam com o novo governo e passaram a acusá-lo de ser um novo coronel. Deram-se, depois, alguns embates e por fim, assumiu a gestão do Ceará, aos olhos de alguns, uma nova oligarquia que seria batizada como dos Ferreira Gomes. Essa nova oligarquia tem uma formação diferente. Primeiro, ela não detém, em si, poder econômico. Não desfrutou das forças das baionetas e quanto a sua possível tradição, tem um caráter restrito, paroquial, sobralense.
Para conquistar a hegemonia, os Ferreira Gomes, apoiaram-se em suas habilidades e, numa estreita aliança com os setores ditos progressistas. No início dessa aliança, participavam, intimamente, PT e PCdoB. Posteriormente, uma fração petista, contrariada, desgarrou-se, e passou a fazer virulenta oposição à “nova oligarquia”. O PCdoB permaneceu como aliado, e o segmento majoritário do PT continuou junto aos Ferreira Gomes, participando da gestão do Estado.
Esses fatos dão ao novo grupo político, momentaneamente hegemônico no Ceará, traços singulares que bem o diferencia dos velhos oligarcas. Isso não atenua o caráter conservador dos “novos coronéis”, entretanto, julgamos um desvio de natureza política, pretender eleger essa oligarquia, como inimigo principal, em nossa luta, secundando o discurso aberto e explícito contra o capitalismo, denunciando-o como o elemento que produz nossa realidade social e política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário