quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Os deuses não protegem



Os deuses não protegem

            O noticiário do dia a dia nos informa que cristãos sofrem atentados de grupos islâmicos, no oriente médio, causando milhares de mortos e feridos. Em outro momento, é uma facção islâmica que produz um atentado contra uma mesquita, frequentada por outra facção do mesmo credo, provocando mortes e feridos.
            Aqui no Brasil, em escalas bem menores, assistimos alguns episódios que nos deveriam fazer pensar. Entretanto, como costumamos dizer, o exercício do pensar dói e as pessoas tendem a não querer “quebrar a cabeça”. Recentemente, vimos, pela televisão, com todos os detalhes, a história de uma senhora aposentada que foi buscar seus parcos rendimentos no banco e, dali saindo, dirigiu-se a uma igreja para pagar o seu dízimo, ocasião em que foi assaltada e violentamente agredida. Em todos esses casos, saltam aos nossos olhos a certeza de que os deuses não protegem os crédulos contra as ações daqueles que os agridem.
            Mesmo sendo assim, esses fatos não se prestam a impedir que cresça, em escala geométrica, o número de pessoas que buscam, nos diversos credos, uma tábua de salvação. Isso acontece em decorrência do fato de que o capitalismo, a cada dia, torna nossas vidas quase impraticáveis. A cada momento, assistimos se avultar as mazelas sociais, dentre elas a violência, não escapando, sequer, os templos religiosos.
            Face esse quadro, é natural que as pessoas busquem refúgio. Uns se refugiam nas drogas lícitas e ilícitas; outros se abrigam nas religiões. Devemos debitar esse comportamento à falta de perspectiva do povo e a um quadro de desesperança e desespero. Isso ocorre porque os partidos, ditos comunistas e socialistas, deixaram de cumprir o papel de apontar saídas para nossos dramas sociais.
            Para os interesses da burguesia imperialista, esse estado de orfandade política e ideológica, no sentido revolucionário, lhe é de bom grado. É com bons olhos que a burguesia, ciosa dos seus interesses, assiste ao crescimento vertiginoso do número de templos que são espalhados em todas as cidades e recantos, mundo afora.

Um comentário:

  1. Não esquecendo que o sol nasce sobre os bons e os maus. ou seja todos estão sujeitos. O que seria do homem que diz amar alguém somente por quilo que lhe tem a oferecer?

    ResponderExcluir