sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Prazo de validade



Prazo de validade

            Há, no Ceará, um segmento da nossa esquerda, farta em testemunhos de bravura e determinação, que defende a tese de que os irmãos Ferreira Gomes constituem uma oligarquia implantada nessa província. A partir disso, ela seria nosso principal inimigo político. Trata-se de uma formulação que peca por precariedade, pois dotada da ausência de qualquer fundamentação. Porém, para efeito de argumentação, consideremos que ela seja justa.
            Nesse caso, deveríamos ter bem claro que oligarquias vão e vêm, e o sistema socioeconômico, que as produzem continuam em vigência. Dessa forma, seria mais sensato e, sobretudo, mais consequente, considerar como o inimigo principal o sistema, ou seja, o capitalismo.
            Mas, certa esquerda, sempre pronta a dar testemunhos de coragem e abnegação foi, em função dos longos anos de hegemonia stalinista, reduzida ao mais lamentável primarismo teórico. Considerando que exista, no estado do Ceará, a oligarquia dos Ferreira Gomes, tudo nos leva a crer que essa oligarquia deverá ter um curto prazo de validade, pois, pelo andar da carruagem, ganha força uma candidatura do PMDB, para o governo do Estado, na figura do senador Eunício Oliveira e, esse nome, não implica na continuidade da citada oligarquia. Mesmo vendo-se outras hipóteses políticas, elas não se mostram como saídas de inteira confiança dos supostos “oligarcas”.
            Por conta de constantes formulações políticas severamente equivocadas, sejam em nível municipal, estadual, nacional e, especialmente, internacional, é que temos uma esquerda que tem se prestado, politicamente, a servir de linha auxiliar de sustentação da ordem capitalista. Outra explicação não poderemos ter para a sobrevida de um sistema socioeconômico completamente exaurido, entretanto, politicamente hegemônico, não fossem os sucessivos erros de uma pretensa esquerda que pouco, ou quase nada, consegue ir além de um obtuso antiamericanismo e, em nível de província, a uma postura presumidamente antioligarca. Isso é lamentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário