segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Cuba dos octogenários



Cuba dos octogenários

            Temos repetido com insistência que o ato de pensar dói. Preferimos assumir as ideias e os conceitos já colocados sem ousar questioná-los. Isso cria uma relação acrítica, onde não cabe contestação, não cabe a dúvida. Esse comportamento do não pensar é que permite existir imensas legiões de beatos dispostos a seguir seus credos, de tal forma, que muitas vezes chega-se ao nível do fanatismo e qualquer coisa que conteste algum ponto do seu rosário de “verdades”, apresenta-se como escândalo, heresia.
            Já se disse que a dúvida é o princípio básico do saber. Já se disse, também, que a convicção é muito mais grave do que a própria mentira. Fizemos alusão de que beatos, ou seja, pessoas acríticas e cegamente crédulas, deram margem a que profetas, santos, penitentes, charlatães, reunissem muitos seguidores capazes de pagar com a liberdade ou com a própria vida sua fidelidade àquilo que acreditam “sagrado”.
          Mas seria incorreto se imaginar que os beatos só se aglomeram em torno de prédicas religiosas. Isso não, pois vamos encontrá-los, em grande escala, em diversos agrupamentos de natureza política e isso leva a que, mesmo existindo situações esdrúxulas, os beatos são incapazes de perceber suas notórias extravagâncias. Veja-se o caso patente do fascismo norte coreano praticado em nome do “marxismo-leninismo” e, mesmo assim, alguns beatos defendem, fervorosamente, tão mórbidas experiências feitas, indevidamente, em nome do socialismo ou do comunismo.
      Outro episódio que mereceria reflexão, está ligado ao exemplo histórico dado pela revolução cubana. Ali, há mais de meio século, instalou-se uma “democracia proletária”. No contexto dessa “democracia” não foi  possível florescer novas lideranças socialistas, pelo contrário, aquele processo gerou a supressão  absoluta do livre debate e o resultado final é que, nesse mais de meio século, existem apenas dois destacados dirigentes que, por coincidência, são os irmãos Castro, octogenários e decrépitos, o que retrata o esclerosamento de um processo. Mas, mesmo diante de tantas evidências, os beatos não enxergam que por ali não haverá de passar a caravana libertária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário