segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Os pacifistas



Os pacifistas

            Não há, de nossa parte, intenção nenhuma de promover uma apologia da violência. Precisamos, entretanto, fazer uma reflexão séria quanto à paz. Mas, antes disso, falemos da violência. Na sociedade dividida em classes e camadas sociais, existe a violência da opressão, a violência a serviço da desigualdade e da injustiça. Esse fato torna legítimo que exista a violência da libertação. Com todo respaldo moral, são justas as insurreições progressistas e libertadoras.
            Propormos a luta pela paz, sem atentar para as verdadeiras causas da violência, é a mais pura fantasia. Quantas e quantas jornadas pela paz, quantas e quantas revoadas de pombas brancas, quantas e quantas orações e louvores foram praticados com objetivo de suprimir a violência? Essas ações pacifistas são dotadas de ilusões e da mais completa fantasia. Tudo isso descolado, inteiramente, da perversidade própria da desigualdade social reinante.
            Já houve quem nos chamasse a atenção para o fato de que os pacifistas tendem a morrer sob o cutelo da violência. Recorramos aos exemplos mais emblemáticos. Jesus, o pregoeiro da paz, foi alvo de tortura e do assassinato impiedoso, através de sua crucificação. Gandhi, outro expoente da pregação pacifista, também foi cruelmente assassinado. Luther King, o grande líder do movimento negro, teve o mesmo destino. Jonh Lennon, com sua pacífica guitarra, não escapou da violência. Enquanto isso, Alexandre, o Grande, Napoleão e outros guerreiros, morreram no seu próprio leito.
            Feitas essas colocações, que merecem o nosso pensar, é oportuno dizer que não haveremos, jamais, de construir um mundo de paz e de harmonia, caso continuemos alimentando ilusões e fantasias. Precisamos ir ao cerne da questão. Mentiras e fantasias só servem para dar sustentação à ordem socioeconômica vigente. Só a verdade poderá nos trazer a libertação, por isso ela é tão perseguida, por isso ela tem pernas tão curtas, enquanto a mentira tem pernas longas e robustas, bem ao contrário do que eles dizem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário