sexta-feira, 2 de maio de 2014

Coerência



Coerência

            Um setor dito de esquerda defende a tese de que, no Ceará, o inimigo maior é a oligarquia dos Ferreira Gomes. Esse segmento faz uma grave inversão de raciocínio. Ao invés de compreender que é o sistema capitalista quem produz as oligarquias, imagina o contrário, ou seja, seriam as oligarquias geradoras desse sistema.
            Ora, se considerarmos que a oligarquia citada seja de fato o inimigo principal, a coerência levaria esse grupo a apoiar as prováveis candidaturas de Eunício Oliveira (PMDB) e Roberto Pessoa (PR) para o Governo do Estado, pois são essas candidaturas capazes de derrotar o candidato dos Ferreira Gomes, e isso seria um fato bastante espantoso, embora  não tenha acontecido, pela primeira vez, neste Estado.
            Depois do Ceará ter sido dominado, politicamente, pela oligarquia dos Acioly, tivemos um outro momento em que se estabeleceu uma aliança política, sob a liderança dos empresários do Centro Industrial do Ceará (CIC), cujo objetivo era a derrubada da oligarquia dos coronéis.
Tendo Tasso Jereissati como candidato a governador, formou-se uma coligação cuja proposta era o mudancismo. Essa aliança política “anti-oligárquica” foi vitoriosa e instalou-se o chamado governo das mudanças, empenhado em desfazer a política clientelista e estabelecer um governo modernizante. Essa experiência se esgotou e o seu resultado final foi justamente a chegada ao governo dos Ferreira Gomes.
            Observa-se, pois, que as oligarquias reais ou presumidas vão e vêm e o sistema socioeconômico, o capitalismo, permanece inabalável, uma vez que não existe uma política que arregimente a população em torno do seu real inimigo, que, no caso, é o próprio capitalismo.
            Esses exemplos históricos, que não se limitam ao Estado do Ceará, bem poderiam servir como fonte de ensinamentos, de tal forma que nos capacitasse em nos livrar da mesmice, cuja tônica é eternizar uma prática constante de oposição aos sucessivos governos, deixando de lado a luta principal, a luta pela superação da ordem socioeconômica vigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário