segunda-feira, 7 de julho de 2014

O braço armado



O braço armado

As sociedades divididas em classes e camadas sociais necessitam do aparelho de Estado para dar sustentação a desigualdade. A classe dominante lança mão de diversas instituições com o objetivo de conservar, a qualquer custo, a ordem vigente. Entre as várias instituições que compõem o Estado existem as Forças Armadas.

Durante milênios e milênios, na história da raça humana, nas sociedades primitivas, não existiam as Forças Armadas separadas da sociedade, equipadas e adestradas para cumprir o papel de braço armado do poder a serviço dos privilegiados, como é na sociedade contemporânea. O poder político é monopólio de uma determinada classe social. No capitalismo, esse poder é exercido pela burguesia através do Estado, como já dissemos. A forma ideal de dominação da burguesia é o chamado “Estado Democrático de Direito”; porém, quando as instituições pacíficas não dão conta de conter as insatisfações sociais, quando elas se sentem ameaçadas, recorrem ao seu braço armado e institui o Estado de exceção, popularmente chamado de ditadura.

O fato de dizer que o golpe de 1964, no Brasil, foi obra dos militares, esconde a verdadeira natureza de classe da sociedade em que vivemos. Dizer que houve uma ditadura militar é livrar a burguesia da responsabilidade pelas tarefas sujas praticadas no regime de exceção. Os militares, não são uma classe; trata-se de uma corporação subalterna, cujo princípio é a manutenção da “ordem vigente”. Como operadores do aludido golpe e executores do Estado de exceção, todas as denúncias das atrocidades cometidas recaem, unicamente, na conta desses operadores, isentando a burguesia, como já observamos. 

É profundamente lastimável que a nossa esquerda “marxista-leninista”, junto com os “cientistas políticos” das academias, tenham se empenhado em construir essa grande mentira de que houve uma ditadura militar, quando na verdade tratou-se de um golpe contrarrevolucionário para proteger o capitalismo. Essas verdades devem ser amplamente anunciadas e a mentira largamente denunciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário