sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A Globo mente?



                                          A Globo mente?     

                                                                                                         
A desigualdade social não poderia se manter, por milênios, não fosse o império da mentira. Diante das mazelas, os privilegiados necessitavam e necessitam de uma “cultura” que repouse em lendas, fantasias e fraudes. Em uma palavra: Uma cultura apoiada no embuste. Para construir um império da mentira, era preciso usar vários instrumentos, dentre eles a escola, a igreja, a própria família que, desavisadamente, repetem todas as mentiras que lhes são passadas.

Hoje, além dos aparelhos repassadores da mentira, já citados, acrescente-se a força dos meios de comunicação. Mas, quem são os portadores da mentira, que gozam de autoridade para semear inverdades?

O cardeal, o reverenciado doutor, o general, o tribuno, o jornalista e alguns poucos outros, estão na linha de frente na sustentação da mentira. Enfim, lembremos que a mentira de um bispo vale mais do que mil verdades de um pedreiro.

A Rede Globo, como um dos instrumentos de sustentação do sistema, denuncia todas as mazelas do capitalismo, desde a corrupção à violência; desde a destruição da Amazônia à poluição das águas. Mente, porém, quando trata das causas. Ora diz que tudo se deve aos políticos, à corrupção, à incompetência, deixando de dizer a verdade que estaria explicitada em uma única afirmação: A matriz das mazelas sociais é o capitalismo.

É fato que a Rede Globo mente, porém, muito maior foi e é a mentira do stalinismo, essa força política mantenedora do capitalismo, em proveito de suas castas burocráticas que se locupletavam e se locupletam da grande mentira contida no seu discurso de que haveria dois mundos: o mundo capitalista decadente e o mundo socialista ascendente, onde corriam leite e mel.

A Globo mente, pois esse é o seu papel, o seu ofício, o seu “dever”. A quem caberia levantar a bandeira da verdade, senão às organizações ditas de esquerda? Entretanto, essa “esquerda” abandonou o socialismo para sentar na mesa farta do capitalismo e, com ele, compartilhar privilégios que pretendiam  eternos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário