segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Socialismo Poluído



            A derrota do socialismo em escala mundial, ocorrida na década de vinte do século passado, trouxe desastrosas consequências que, hoje, se apresentam com toda gravidade.
            A inviabilidade de um projeto socialista, no âmbito de um único país, e o profundo atraso econômico e cultural da Rússia, determinou que ali se cumprisse um programa de construção do capitalismo, levando-se avante tarefas da revolução burguesa. Naquele país, a implantação do capitalismo dar-se-ia de forma bastante diferente do que ocorrera em outros recantos.
            O projeto socialista só poderia vingar, na Rússia, caso tivesse havido se dado o avanço vitorioso desse projeto na Europa Ocidental. Em 1919, Lenine afirmou: Ou o socialismo avança no ocidente, ou a URSS perecerá. O avanço revolucionário não ocorreu, a proposta socialista pereceu no seio da URSS e tal fato não se deu por obra desse ou daquele protagonista, como pretende a abordagem idealista que se faz da História.
            Caso a construção do capitalismo na Rússia se desse nos moldes tradicionais, as consequências seriam outras. Porém, ao invés do caminho clássico, o que houve foi a construção do Capitalismo de Estado por conta de um imensurável custo, sobretudo político.
            O desastroso custo político tem, como fonte geradora, não se ter assumido a derrota e se ter empreendido a construção do Capitalismo de Estado sob o rótulo do socialismo, expediente esse que redundou em prejuízo para a causa emancipatória da humanidade.
            Quanto ao meio ambiente, são assustadores os níveis das agressões perpetrados na então URSS. Hoje, assistimos ao Capitalismo de Estado, na China, praticar terríveis crimes contra a natureza. É na China que existe o maior índice de poluição do ar em todo o universo. Mas, quem paga a conta por esse “socialismo” poluído é a causa revolucionária.
            Totalitarismo, agressão ao meio ambiente, Estado sob o controle de um único partido, são os traços marcantes desse processo trágico que a História nos reservou, através desse sinistro produto da contrarrevolução, chamado stalinismo. É por conta desses fatos que, hoje, o capitalismo goza de total hegemonia política, apesar de sua exaustão, do ponto de vista econômico e social.
            A poluição do “socialismo” stalinista não se limitou ao meio ambiente. Ela foi e é muito mais profunda no que diz respeito aos princípios do socialismo revolucionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário