quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Armadilhas


A burguesia, extremamente esperta, além de semear mentiras, lendas e fantasias, arma muitas armadilhas, objetivando manter as massas populares iletradas, letradas e até bem letradas, circunscritas a determinados limites e isso muito lhe convém.
Hoje, vivemos uma perigosa armadilha política, que tem sido muito bem sucedida, considerando os interesses da burguesia e de seus aliados. Trata-se do falso dilema: PSDB versus PT. Para construção e êxito dessa dualidade forjada, tem havido a permanente contribuição da esquerda direitosa que defende e alimenta esse confronto político, tão distante dos reais interesses das classes trabalhadoras.
Ora, tanto o PSDB, quanto o PT e os seus circundantes, têm compromisso com os interesses do grande capital. A dualidade a que devemos nos ater é a que existe entre os interesses da burguesia e os das classes trabalhadoras. Recentemente, assistimos, um espetáculo politico deveras deplorável. A burguesia conseguiu, nas ultimas eleições (2014), que o povo brasileiro se dividisse entre dois blocos de direita: petralhas e tucanalhas, deixando de lado qualquer sinal em favor dos interesses reais da massa dos deserdados.

Terminadas as eleições, com a vitória da candidata Dilma Rousseff, o que se tem visto é ela buscar montar sua equipe econômica com os quadros do agrado do grande capital, sejam eles, os banqueiros, o agronegócio, os capitães da indústria... De boa fé, muitos caem na armadilha e se põem a discutir quem “melhor” dos dois: petralhas ou tucanalhas? Essa discussão deve ser prontamente rejeitada, por todos nós. Devemos pôr na mesa o antagonismo existente entre os interesses da burguesia e os dos trabalhadores. Este sim, deve ser o eixo dos nossos debates. Agindo assim, estaremos rejeitando um falso dilema, fugindo da armadilha, uma vez que tanto um bloco como o outro propõem-se, no atacado, servir ao capitalismo, embora pretendam dispensar aos explorados a concessão de medidas de varejo, pequenas migalhas, que possam atenuar as tensões sociais e, dessa forma, garantir a paz aos grandes senhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário