quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Dá para pensar!


Quando alguém disse que a terra era redonda, a maioria das pessoas falou alto: Que é isso, gente? A terra é plana, embora marcada por ondulações, por montanhas. Que conversa é essa de dizer que a terra é redonda...? Coisa de louco!
Quando, anos depois, alguém falou que a terra se movia ao redor do sol, que ela não era fixa, os protestos foram maiores, e quase que um certo senhor, Galileu Galilei, foi atirado na fogueira da santa ignorância por ter dito tamanho absurdo.
Quando uns pouquíssimos afirmaram que era possível fazer uma máquina para voar, a imensa maioria discordou, achou um absurdo, coisa de quem não tem o que fazer. Uma ideia impossível de se realizar.
Quando se falava na possível chegada do homem à lua, a descrença era quase absoluta.
Os casos apontados se repetem, hoje em dia, de outra forma. Quando se diz que poderemos ter uma sociedade de igualdade, justiça e paz, a maioria não acredita nessa afirmação e diz algo que não é verdade. Diz que o mundo foi sempre assim e assim será. Bate no peito e diz: Eu não acredito, isso não tem fundamento.
A terra sempre foi redonda, mesmo que a maioria das pessoas não acreditasse. A terra girava e gira em torno do sol, não era e não é fixa, embora isso não fosse claro para tantos. Apesar da discordância de quase todos, era possível fazer uma máquina voar. A ida à lua, que parecia uma fantasia, mostrou-se possível. Um mundo de igualdade e paz social não é uma ilusão, mas, sim, o único caminho para salvar a humanidade da tragédia total que o capitalismo nos arrasta, e isso é uma verdade, quer se acredite ou não. Não se trata de uma questão de fé, trata-se de uma realidade, tão verdadeira quanto a afirmação de que a terra é redonda.
Existe, porém, uma grande diferença entre os casos citados e a proposta de se conquistar um outro tipo de sociedade igualitária e justa. Caso a maioria não acredite e não se envolva na luta pela igualdade social, ela não acontecerá e, então, teremos o fim da raça humana.
Pense nisso, pesquise, discuta, observe e lembre-se: Dizer apenas: Não acredito, não é o caminho que possa nos levar à verdade e, como já foi dito, só a verdade nos salvará. Permanecendo a mentira, as ilusões, as fantasias que hoje reinam, a humanidade haverá de desaparecer diante desse monstro destruidor que é o capitalismo, cuja alma clama tão somente pela busca do lucro para uns poucos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário