quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

No fundo do poço


O movimento socialista chegou ao fundo do poço. Nunca dantes o capitalismo havia conquistado tanta força política. No Brasil, tivemos uma demonstração estarrecedora dessa força. Nas eleições de 2014, o país dividiu-se em dois blocos que se propunham a gerenciar o sistema socioeconômico vigente, defendendo propostas semelhantes, senão iguais. Cinquenta milhões de eleitores votaram em um dos blocos e, quase outro tanto, no outro bloco. Este fato demonstrou a total hegemonia da direita. O anticapitalismo ficou reduzido a uma ínfima votação.
Dizia-se que existia a disputa de dois projetos. Um de direita, representado por Alckmin, Aécio, Serra, Tasso, FHC... o outro seria de esquerda, e em torno dele estariam Lula, Dilma, o presidiário Zé Dirceu, Sarney, Barbalho, Calheiros, Collor, Maluf... Logo que se elegeu, Dilma passou a montar o seu governo de “esquerda” convocando quadros da confiança do grande capital para compor a equipe econômica, e Kátia Abreu foi chamada para assumir o Ministério da Agricultura.
Essa realidade gera grave preocupação. Os trabalhadores ficaram na orfandade política. A crise social aumenta e parte da juventude que busca nas academias de ensino a porta da “salvação”. Outra parte, sem perspectiva, se lança ao uso das drogas. Enquanto isso, o desespero, a desesperança no mundo dos homens, empurram largos contingentes para o fundamentalismo religioso. A depressão emocional tornou-se vultosa. Essas ocorrências decorrem da exaustão do capitalismo e da crise do movimento socialista. Aos socialistas revolucionários só resta um caminho. Sabedores de que só a força do povo poderá superar o capitalismo, sua maior tarefa deverá ser centrada em um trabalho cujo principio seja: conscientizar é preciso.
Em favor do projeto socialista, estão as condições objetivas que revelam a existência de uma classe, a burguesia, movida pela busca do lucro e, de outro lado, os trabalhadores, os deserdados, que amargam a dura vida que lhes reserva o capitalismo. As condições precárias de vida da maioria, sejam na moradia, na mobilidade, na segurança, na saúde, na educação, haverá de empurrar para as ruas as massas populares. A questão é saber se o povo irá às ruas, consciente de que o inimigo é o capitalismo. A falta desse saber pode proporcionar a emergência da direita fascista, como já dá sinais de desabrochar, quando despontam grupos clamando pela volta dos militares ao governo.

O perigo fascista só será evitado com um vigoroso trabalho de conscientização política das massas. Este deve ser o balizador de nossa militância, ao invés de gastar nossas energias com as eternas disputas entre grupos em torno de questões menores. Conscientizar é preciso, repetimos, e para isso não deveremos poupar esforços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário